Se você já esteve alguma vez na faculdade ou mesmo no último ano do ensino médio em alguns casos, certamente você já escutou falar da famigerada ABNT – ou das “normas da ABNT”. De fato, a ABNT é tão famosa e reconhecida no Brasil, que muitos sequer sabem exatamente o que significa a sigla ou “quem é a ABNT”, sabem mais mesmo que é um guia de regras importantes a serem seguidas para quando vamos entregar trabalhos acadêmicos ou escolares.
E por que as normas da ABNT são tão importantes? De onde isso começou, quem deu esse “poder” todo a eles? Quais são essas tais normas? Pois bem, todas essas dúvidas serão solucionadas no texto a seguir. Confira!
O que é a ABNT?
Quando escutamos sobre a ABNT na escola ou na faculdade, raramente nos ensinam o que, de fato, é esta instituição. Pois bem, a ABNT é uma sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas. Fundada em 1940, a ideia dessa instituição era gerar padrões e normas não exatamente para a academia, mas principalmente para a indústria e outros setores produtivos do país. É a ABNT, por exemplo, que diz que no Brasil usamos metros, quilogramas e outras medidas para determinadas coisas. Se a ABNT não existisse, em um país com mais de 200 milhões de habitantes, a comunicação seria menos clara e, em consequência, os processos produtivos menos seguros e eficientes.
Pensando no mundo acadêmico, a ideia da ABNT é simplesmente instituir um conjunto de normas básicas relativas à formatação do texto, mas também ao seu conteúdo, de forma a especificar o que é esperado de cada tipo de texto e em cada tipo de contexto. Tendo a academia uma pretensão científica, é importante que toda a comunicação do conhecimento siga padrões e regras para que todos estejam sempre “na mesma página”.
Principais Normas ABNT de Formatação
A ABNT tem algumas normas importantes a serem consideradas na hora de se produzir um TCC. Geralmente, este TCC será impresso e entregue à banca examinadora. Portanto, desde o papel, as margens da impressão, a fonte, e tudo o mais é regulamentado para que esteja no formato perfeito – e para que as pessoas se preocupem apenas com o conteúdo do seu trabalho, nada mais.
Margens e Papel
- Papel: deve ser do tipo A4.
- Margens: Superior e lateral esquerda devem ser de 3 cm; Inferior e lateral direita devem ser de 2 cm.
Fonte e Tamanho da Letra
- Fontes indicadas: Arial ou Times New Roman
- Tamanhos: 12 para o texto principal; 14 em negrito para títulos e subtítulos
Espaçamento e Parágrafos
- Espaçamento padrão: 1,5 entre as linhas
- Recuo dos parágrafos: 1,25 cm pela margem esquerda.
Paginação
A paginação, ou a contagem de páginas, deve ser feita da seguinte forma:
- Páginas pré-textuais (folha de rosto, índice, etc.): Em algarismos romanos
- Páginas textuais (o conteúdo do trabalho em si, a partir da introdução): Em algarismos arábicos
- Sempre os números devem ser colocados do lado superior direito da folha.
Estrutura de um Trabalho Acadêmico
Aí você agora talvez me pergunte: sério mesmo que essa tal de ABNT vai se meter até mesmo na estrutura do meu trabalho?! Pois é, mas tudo tem uma explicação. Para começar, vale dizer que apesar de ditar algumas regras estruturais, a ABNT é bastante flexível nessa parte. A estrutura diz respeito mais à ordem de incluir primeiro elementos pré-textuais, depois os textuais, e então os pós-textuais. Sendo alguns deles obrigatórios para um trabalho acadêmico.
Vejamos na prática para um melhor entendimento:
Elementos Pré-Textuais
Como o nome já sugere, um elemento pré-textual é aquele que vem antes do texto em si, que seria o teor do trabalho a começar pela introdução. Portanto, índice, capa, folha de rosto, todas essas coisas e algumas outras mais são os elementos pré-textuais. Vejamos um a um:
- Capa: A capa você sabe o que é, né? Porém, a ABNT tem algumas regras para ela também. Você deve informar o título do trabalho, o nome do autor, nome da instituição, cidade em que você se localiza e o ano da entrega do trabalho. De preferência, sem desenhos, invenções e inovações. Apenas um texto singelo, com o título maior e centralizado se for da sua preferência.
- Folha de rosto: Este item segue a mesma linha da capa, mas você também deve incluir o tipo do trabalho em questão (monografia, dissertação, tese) e o nome da pessoa orientadora.
- Folha de aprovação: Um espaço reservado para a banca examinadora atestar a validade do trabalho.
- Dedicatória, Agradecimentos e Epígrafe: Não são seções obrigatórias, porém, sinta-se à vontade de incluí-las. A dedicatória e os agradecimentos geralmente são bem pessoais e podem ser unificadas em uma só seção. A epígrafe é aquela frase referenciando outra obra para iniciar a sua.
- Resumo e Abstract: Esta seção sim é obrigatória. Apesar de parecer simples, resumir um trabalho acadêmico é desafiador e você deve fazer isso ao final de todo o trabalho. Deve-se incluir aqui uma síntese dos objetivos, metodologia e até mesmo das conclusões do seu trabalho. Geralmente é solicitado que se escreva o abstract também em inglês.
- Sumário: O famoso índice, onde você pode encontrar uma espécie de mapa do seu trabalho. Quanto mais detalhado e dividido entre títulos e subtítulos, melhor é o sumário do seu trabalho acadêmico.
Elementos Textuais
Bom, se falamos dos elementos pré-textuais como os que precedem o nosso trabalho de conclusão de curso, os elementos textuais são justamente aqueles que integram o conteúdo do trabalho – o seu teor principal. E cuidado para não confundir: o primeiro elemento textual é a introdução. Ela é a prévia do trabalho, mas já faz parte do que consideramos textual.
- Introdução: Onde apresenta-se o trabalho de forma detalhada considerando tudo o que o leitor deve ter em consideração ao ler e consumir aquele conteúdo. Ou seja, qual a relevância deste tipo de investigação no mundo, quem já estudou isso e até onde chegou, quem são as pessoas que atualmente estão trabalhando no assunto, por que você escolheu estudar aquilo (se vier ao caso mencionar), e outras coisas interessantes de se estabelecer como terreno comum entre leitor e acadêmico.
- Desenvolvimento: Aqui é basicamente o meio do trabalho – tudo o que tem entre a introdução e a conclusão. Onde você irá desenvolver os assuntos relevantes, estabelecer as discussões, apresentar os dados e descobertas, as hipóteses e os trabalhos que você possa ter feito no campo empírico, com as possíveis tabelas, gráficos, e o que mais se fizer necessário.
- Conclusão: Após todo o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, temos uma conclusão. Essa conclusão não deve ser sucinta nem curta. É interessante que se trabalhe de forma dedicada na conclusão a fim de que conste informações como os resultados finais do seu trabalho, mas também as discussões que se mantêm em aberto e aquelas que podem ser começadas a partir das dúvidas ou não-resoluções que o seu trabalho em questão pode ter levantado ou simplesmente reforçado.
Elementos Pós-Textuais
Agora chegou a vez, obviamente, daqueles elementos que vêm após o texto principal. Ou seja, tudo o que vem após o capítulo da Conclusão.
- Referências: Mais importante do que se imagina, a parte das referências é onde você colocará todos os materiais bibliográficos que foram consultados em algum ponto da sua pesquisa para compô-la. É claro que você pode selecionar apenas aqueles que foram mencionados diretamente caso seja uma bibliografia muito ampla, porém, é costume incluir até mesmo os materiais referenciados indiretamente.
- Glossário, Apêndices e Anexos: Não são seções obrigatórias, mas o glossário é onde você pode listar o significado de determinados termos que podem ser importantes no caso de um trabalho mais técnico ou bastante específico; enquanto os apêndices são partes adicionais ou trabalhos adicionais que você pode deixar junto ao seu trabalho principal; finalmente, os anexos, são tabelas, imagens, arquivos e outros tipos de materiais que possam ter sido citados no texto e incluídos no trabalho como anexos.
- Índice: O índice ao final é outra seção importante a se considerar nas normas da ABNT.
Formatação dos textos nas Normas ABNT
Agora, tratemos sobre a formatação dos textos da ABNT. Já mencionamos a fonte e o tamanho da fonte ideais, porém, aqui falaremos de como você deve organizar determinadas informações no meio do texto do seu trabalho.
Como formatar citações
É praticamente impossível escrever um texto acadêmico sem citar outros textos e criar diálogos entre autores e os seus próprios pensamentos. Vejamos a forma correta de realizar estas citações:
- Citações Diretas Curtas (até três linhas): Devem ser integradas ao texto entre aspas duplas. Por exemplo: Segundo Silva (2021), “as normas da ABNT garantem a padronização dos trabalhos acadêmicos”.
- Citações Diretas Longas (mais de três linhas): São destacadas em bloco, com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte menor e sem aspas.
- Citações Indiretas devem parafrasear a ideia do autor com a devida referência, como em: Segundo Silva (2021), a padronização adotada pela ABNT é vital para a uniformização de documentos acadêmicos.
Elementos Visuais: Figuras, Tabelas e Gráficos
Para incluir qualquer elemento gráfico no seu trabalho, é importante que eles sejam apresentados no texto com uma numeração sequencial. Todos eles também precisam constar de um título e de uma fonte (ou seja, de onde você retirou aquele elemento). Vale dizer também que as legendas de tabelas precisam constar acima delas, enquanto as legendas de figuras e imagens devem ser incluídas abaixo.